ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovens se preparam para Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro



Os preparativos, segundo Fabiano Brito, foram iniciados com a divulgação e o convite para que as pessoas participem. Além disso, também foi iniciada a preparação de formação e espiritualidade.  A agenda do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi divulgada ontem, 7, pelo Vaticano. O evento acontecerá no período de 22 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, e reunirá representantes de várias partes do mundo. Mais de 500 jovens da Diocese de Mossoró se preparam para participar da Jornada. São representantes de 56 cidades, que compõem 32 paróquias da Diocese, como informa o coordenador do Setor Diocesano da Juventude, Fabiano Brito.
A preparação dos jovens começou ainda durante a realização da última JMJ, realizada em Madrid, na Espanha, quando um representante de cada Paróquia participou do evento. Na ocasião, foi anunciada que a próxima Jornada Mundial da Juventude seria no Brasil.
A 76 dias para a realização da Jornada, a equipe organizadora incentiva o pessoal para que se prepare espiritual e financeiramente do evento. Fabiano Brito informa que muitos jovens estão realizando rifas para conseguir dinheiro. As paróquias também ajudam, mas, apesar de este ano a JMJ ocorrer no Brasil, o número de participantes é maior, o que dificulta um pouco na hora de auxiliar.
Os jovens também se preparam para a Pré-Jornada, evento que acontece desde 1998, uma semana antes da JMJ e que serve como uma oportunidade para as pessoas que vêm de fora conheçam as Dioceses do país sede. Várias cidades acolherão estrangeiros e o Brasil inovará com a realização da Semana Missionária, que vai de 13 a 17 de julho. Em Mossoró, não haverá acolhida de participantes de outros países, mas a cidade também desenvolverá sua programação de Semana Missionária. Fabiano Brito explica que será um momento de ofertar subsídio em termos de estudo e preparação espiritual para a Jornada.
Infelizmente, por parte da maioria dos grupos oficiais, já não há mais vagas para participar da Jornada Mundial da Juventude, segundo Fabiano Brito. Muitas pessoas, no entanto, estão indo por conta própria, uma vez que as inscrições ainda podem ser realizadas através do site do evento (www.rio2013.com).

AGENDA DO PONTÍFICE – Segundo a programação divulgada pelo Vaticano, entre os locais que receberão a visita do Papa Francisco estão a comunidade de Varginha, na zona norte do Rio de Janeiro, e a Basílica de Aparecida, onde haverá missa na quarta-feira, 24 de julho. Na mesma data, o pontífice também visitará o Hospital São Francisco de Assis, dedicado a recuperação de dependentes de droga e álcool.
A programação da quinta-feira, 25, inclui a celebração da Santa Missa, na residência do Sumaré e bênção das bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
Na sexta-feira de manhã, dia 26, ocorrerá uma Santa Missa em privado na residência do Sumaré. Na mesma data, o pontífice encontrará membros do Comitê Organizador e os dez grandes patrocinadores-benfeitores da JMJ para uma saudação. Será também na sexta que o papa participará de um almoço com 12 jovens de várias nacionalidades e de uma via sacra com os jovens em Copacabana.
No sábado, 27, haverá celebração da Santa Missa pelo Papa Francisco, na Catedral do Rio de Janeiro, às 9h, e Vigília de Oração com os jovens no Campus Fidei de Guaratiba.
Já no domingo, 28, a programação terá como ponto principal a celebração da Missa de Envio da JMJ Rio 2013, marcada para começar às 10h.

Fonte: Gazeta do Oeste