Pular para o conteúdo principal

Simpatia do Papa muda ambiente na Praça São Pedro em Roma



A praça de São Pedro não é mais a mesma. Na manhã desta quarta-feira, 22 de maio, uma multidão animadíssima acompanhou o Papa Francisco na audiência geral que ele concede todas as semanas.
"O Papa Francisco trouxe vida e alegria para esta cidade”, disse Antonello Franci, 42 anos, taxista. Ele conta que a esposa é membro da Ação Católica e que o Papa não é um homem de apenas palavras bonitas, mas “uma pessoa que tem sempre o objetivo de iluminar a prática das pessoas”.
O tráfego nas imediações do Vaticano fica caótico nas primeiras horas da manhã e quem quer ficar próximo dos corredores por onde Francisco passa chegam à praça antes das 7 da manhã. O Papa chega pontualmente as 10.30hs e percorre, sorridente, longos percursos para ver as pessoas, beijar as crianças e levantar os braços para o povo. “Ele é muito simpático”, diz uma senhora italiana de cabelos brancos que acompanha crianças da sua escola.
Antes da chegada do Papa, pessoas informavam ao microfone o nome das escolas que enviaram alunos. Eram muitas escolas públicas e católicas. Um jovem passa enrolado numa bandeira brasileira, conversa com uma senhora de um grupo de Brasília e faz pose para ser fotografado. No final, a senhora sugere: “se quiser, passo a foto para você por e-mail”. Ele concorda com um sorriso largo.
O clima de gentileza e de cuidado toma conta da praça. O Papa começa a falar. Aplausos. Ele, visivelmente desconfortável em ler também porque o vento da manhã ensolarada atrapalhava, levanta os olhos, faz gestos e diz: “o egoísmo nos leva para baixo e traz a tristeza. O Espírito Santo nos leva para o alto e nos presenteia com alegria”. Aplausos.
“Francesco envia comentários breves que ficam na cabeça das pessoas”, diz um padre baiano que faz mestrado numa faculdade de Roma. “Ele tem escolhido mensagens curtas, conteúdo forte e plenos de ternura”, continua o padre. “Essa postura tem conquistado as pessoas e transformado essa praça num lugar melhor a cada semana”, conclui. Logo depois, da audiência, chove forte.

Fonte: CNBB

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d