ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa de Nossa Senhora de Fátima 2014 em Mossoró.



Querido irmão e querida irmã,

O povo de Deus da paróquia de Fátima se alegra com a chegada da festa de sua padroeira. É um período de reencontro, de comunhão e de conversão pastoral.

O espírito temático das novenas gira em torno do Plano de Ação Pastoral da paróquia, elaborado em comunhão com a Igreja da Diocese de Mossoró – que celebra seus 80 anos – e, também, em sintonia com o papa Francisco.

Durante a festa, queremos nos converter mais ao Evangelho. Queremos, a exemplo de Maria, sentar aos pés de Jesus para nos revestirmos dos seus sentimentos e, assim, espalhar em nossas comunidades, com ternura e profetismo, as sementes do Reino de Deus.

Sonhamos com uma paróquia - formada por discípulos (as)-missionários (as) - que vive em estado permanente de missão. Como exorta o papa Francisco, a “conversão pastoral” passa por uma Igreja missionária, misericordiosa e acolhedora.

"Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo", diz o Papa. "A reforma das estruturas, que a conversão pastoral exige, só se pode entender neste sentido: fazer com que todas elas se tornem mais missionárias" (EG 27).

Diante desse apelo da Igreja, a paróquia de Fátima é convidada a ser como Maria, "uma mãe de coração aberto" (EG 46), ou seja, uma paróquia acolhedora, que recebe com alegria quem chega, assim como fez o Pai do filho pródigo. 

A paróquia de Fátima é também convidada a sair para levar Jesus Cristo e sua mensagem libertadora às periferias existenciais e sociais. O povo de Deus na paróquia de Fátima vive fortes problemas sociais: a insegurança generalizada que viola o nosso direito de viver em paz; a péssima mobilidade urbana, a carência de postos de saúde e de escolas públicas de qualidade, enfim, a ausência de uma gestão política inclusiva e participativa, que governe com um coração de mãe, cuidando preferencialmente das pessoas mais vulneráveis e excluídas. 

Diante dessa realidade paroquial marcada por grandes contrastes sociais, o papa nos recorda dizendo que "hoje e sempre, os pobres são os destinatários privilegiados do Evangelho"(EG 48).

Portanto, para fazer parte desse novo jeito de ser Igreja - como reza o tema, uma Igreja missionária, mãe de coração aberto - queremos convidar você e toda a sua família para participar da Festa de nossa padroeira e juntos reforçar o nosso desejo de sermos, assim como Maria, missionários e missionárias de Jesus Cristo.

Bem-vindo (a) e boa festa, com a proteção de Nossa Senhora de Fátima e as bênçãos do nosso Pai do Céu,

Fraternalmente,

Pe. Talvacy Chaves e Comissão da Festa